sábado, 30 de agosto de 2008

O nosso novo jardim

O nosso jardim é uma aquisição recente: trata-se de um velho jardim, meio abandonado mas a transbordar de diferentes espécies, escondidas em todos os recantos, sob montanhas de lixo e ervas daninhas. E ainda um pomar de citrinos e não só.

Começámos por limpar tudo, livrar os canteiros das implacáveis urtigas e plantar algumas das plantas cujas raízes já não cabiam nos respectivos vasos (e ainda assim temos dezenas de vasos por plantar, com gerânios, sardinheiras, aspargos e fetos vários...). Semeámos relva e nasceram beldroegas, tentámos domar as roseiras e apanhámos muita fruta, mas a maior parte estragada ou cheia de bicho: as pêras, os pêssegos, os figos...

Começa a ser urgente saber mais, conhecer as plantas e árvores e as suas necessidades. Como "aprendizes de jardineiros" nem sequer nos é fácil reconhecer as espécies, quanto mais saber como as tratar!

Mas agora que já está limpo e mais agradável, é hora de aprender a recriá-lo e a mantê-lo! E nada melhor do que ir registando as nossas descobertas e progressos e para isso surge este blog.


Pormenor (caótico) duma zona do jardim em 21/07/2007

A mesma zona em 29/08/2008

Sem comentários: